Um drama trágico, um livro imenso

Nenhum comentário

Ao terminar de ler Em cada momento ainda estamos vivos, de Tom Malmquist (Grua Livros, 2019), pensei para mim mesmo: queria ter escrito este livro. Mais do que ter gostado de ler, eu gostaria de tê-lo escrito.

É um romance autobiográfico. O autor passou mal bocados e nos conta este drama, que chega a ser trágico, verdadeiramente trágico, de modo entremeado a lembranças boas, lembranças doces, pequenos momentos felizes aos quais usualmente não damos valor porque não percebemos que ali, enquanto eles transcorrem, a vida acontece.

Hábil, o autor escolhe contar sua auto-ficção no tempo presente, o que deixa o leitor apreensivo e em suspense, contrário ao que normalmente vemos nas narrativas em que, ao desvendar o passado, o escritor recebe do leitor uma alta dose de compreensão, como que se o leitor se colocasse continuamente na ação que o escritor viveu. Entretanto, neste livro de Malmquist, devido à sua escolha pelo tempo presente, é difícil colocar-se no lugar dele. Falta distanciamento temporal, é como se o narrador ainda não tivesse conseguido elaborar tudo o que viveu, porque a poeira não assentou. O narrador ainda não conseguiu deglutir os acontecimentos e dar a volta por cima, porque nos conta no turbilhão em que tudo se passou. Ler o livro é atravessar diversos momentos tristes, muito tristes, em que a morte está tão presente que é difícil acreditar que nestes mesmos momentos ainda estamos vivos.

E por que eu gostaria de ter escrito um livro que trata de um drama tão pesado para o próprio autor? Bom, primeiro porque todo mundo tem um drama, quando não tem mais de um. E porque é um livro vivo, com uma linguagem pulsante, contando uma história envolvente. E porque o título é um achado precioso!

À venda, nas boas casas do ramo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s