Não tem mais galicismo aqui não, talquei?

2 comentários

É isso aí, agora não vai mais ninguém usar caneta bic, talquei? Nem isqueiro bic aí também, vai todo mundo usar de outra marca. Ou fósforo, tá? Porque assim, você vai ajudar a gente a usar toda aquela madeira que o pessoal tá tirando lá da Amazônia, talquei?

Nao tem mais vitrô em construção nenhuma também, nisso aí nós vamos ter que mudar pra janela, mesmo, vamos usar janela, chega de vitrô. Agora, essa imprensa de vocês é de amargar, só querem falar o que tá ruim, né? Não tem nada a ver esse negócio de proibir o pão francês aí, pode comer pão francês sim, o pãozinho que o português vende na padaria pode sim, mas não vamos comprar baguete, nem croassã, talquei?

E bidê, bustiê, boné, maiô, crochê, brevê, chalé, tricô, carnê, guichê e bibelô e sutiã – sutiã! –  também não pode mais, eu vou falar aqui pro Vaitraubi providenciar uma lista nova pra isso tudo aí, que agora não vamos mais ter complô de francês aqui, não. Aqui, não!

O quê? Complô não pode, não? Então, tá, não pode complô também, não, talquei?

E a Damares já avisou que é rosa ou azul, então bege, marrom, carmim e bordô já tavam tudo proibido, nem degradê nem tom-sur-tom pode mais. Não pode!

Como é que é? Ah, sim, chofer, todo mundo já sabe que é motorista. Mo-to-ris-tá. Então fica fácil, não vai querer depois dizer que eu compliquei as coisas, não tem nada disso não, aqui não, talquei?

E o governo não vai mais fazer creche, nem metrô, nem avenida. Nem avenida, Ernesto? É mesmo? Avenida não pode mais? Então, tá, avenida não pode mais.

Artista que é tudo comunista não vai ganhar cachê mais não, acabou a mamata, agora artista que não sair em turnê não ganha dinheiro. Mas como é que é? Turnê também não pode? Ah, não, mas assim não dá nem pra falar, porra, vai checar isso aí com o Ministro da Cultura… Não, péra aí, não tem mais Ministro da Cultura, pô. Meu Deus do céu!

Então é isso aí, ponto final. E a imprensa não fala nada mesmo, então eu vou fazer uma live, porque pelo amor de Deus, esse negócio de governar não é brinquedo não, a gente não tem colher de chá, hein, General? E vamos aproveitar esse segundo semestre que os feriados vão ser poucos e vamos trabalhar pra descansar só no Natal e no Reveillon.

Hã? Também não? Pô, aí complica a situação…

2 comentários em “Não tem mais galicismo aqui não, talquei?”

  1. Amei. Uma crítica inteligente às pessoas que não entendem nada de língua. Nem a grama-tica nem seus grama-tica tem poder sobre ela. A língua é poderosa com uma forte influência do poder-rosa, mas acima de tudo (exceto deus) saborosa, formosa, deliciosa e até prazerosa.

    Curtir

  2. Amei. Uma crítica inteligente às pessoas que não entendem nada de língua. Nem a grama-tica nem seus grama-ticos tem poder sobre ela. A língua é poderosa com uma forte influência do poder-rosa, mas acima de tudo (exceto deus) saborosa, formosa, deliciosa e até prazerosa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s