A Conquista do Ar

Nenhum comentário

Que os americanos reclamam para si e proclamam para o mundo que eles inventaram o avião não é novidade. Para um americano médio, Santos-Dumont não existe e 14-Bis não significa absolutamente nada, nem mesmo o nome de uma banda… Para este americano, os irmãos Orville e Wilbur Wright construíram e puseram no ar a primeira máquina voadora, aproveitando os ventos de uma pequena colina na costa da Carolina do Norte, onde contaram com o patrocínio de um empresário local, com a ajuda de trabalhadores da cidade de Dayton e com o isolamento num terreno à beira-mar.

O estado da Carolina do Norte se orgulha do feito a ponto de usar o lema First in Flight  na placa dos carros. E o país mantém um parque nacional no local onde o voo foi realizado. Partindo do ponto de onde os irmãos Wright decolaram de um trilho com seu artefato, o visitante pode caminhar, no solo, pelo mesmo trajeto que o avião deles realizou no ar. Em quatro tentativas, avançaram um pouco mais a cada uma. E cada uma das quatro distâncias está marcada por um pedra no solo. É um tributo ao feito heróico dos filhos da pátria.

Durante uma temporada recente morando nos EUA, precisamente na Carolina do Norte, visitei o Wright Memorial. Na base de um obelisco está encravada a frase que dá a justa medida da diferença de como cada país enxerga seus feitos: o Brasil reivindica a invenção do avião, e os EUA reivindicam a conquista do ar.

E por acreditar que conquistaram o ar em 1903, antes de qualquer outro país na Terra, acreditaram também que poderiam conquistar o espaço chegando na Lua antes que outro terráqueo. E chegaram.

E por reivindicarmos “apenas” a invenção do avião, só a temos internamente – talvez na França, onde o voo de Santos-Dumont aconteceu em 1906. E nunca conquistaremos um lugar nas mentes daqueles que mandam no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s